Quais os temas que atualmente mais chamam a atenção dos leitores?
Muitos autores não sonham apenas com seus livros, mas sim com uma carreira! Nem sempre esses dois itens andam de mãos dadas. Escrever é algo muito intuitivo: não se escreve o que não se sente.
Pesquisar sobre quais os temas mais populares entre os leitores é algo que todo autor deve fazer para entender bem o seu meio. Será? A Polo escreveu esse texto para te dar uma visão diferente sobre como realizar um sonho versus como criar uma carreira literária!
Um cenário muito comum, e posso dizer isso porque eu mesma passei por ele: você sonhou com a história/livro. Sonhou que escrevia e sentiu a urgência de começar antes que a ideia sumisse. Você imaginou que tudo isso poderia ser passado para o papel e fazer a diferença na sua vida ou ao menos na vida de uma pessoa. É assim que muitos bons escritores começam. Se apaixonando pelo próprio livro. Sonhando e transformando aquele sonho em realidade. Muitos autores não desejam um livro comercial. Eles sonham com a capa, com a diagramação, com as palavras e não querem mudar nada em seus textos. Não há nada de errado com isso! O importante é saber dividir o que pode ser feito por um livro pessoal e o que pode ser feito por um livro comercial.
Se eu quero presentear minha família com um livro, escolherei o que mais os agrada quanto a cores, capa e estilos. Mas será que essas escolhas se adequam ao público geral das grandes livrarias?
Não quer dizer que você precise escrever ou estilizar apenas pensando nos mais vendidos, mas conhecer esses livros e as tendências do momento dá uma boa ideia sobre as tendências do mercado.
Se você deseja viver da escrita, ser um profissional do livro, uma boa dica é explorar quais são as possibilidades de cada tendência e imaginar o que mais chama a atenção dos leitores. Confira algumas dicas que o Poloprinter analisou sobre os temas que devem estar em alta nos próximos tempos.
Aproveitando o sucesso
Os sucessos recentes dão uma boa dica do que as pessoas procuraram há pouco tempo, mas é importante ter cuidado com a perpetuação dessa tendência: escrever um livro leva tempo, e talvez a tendência já tenha passado quando você terminar um obra sobre aquilo.
Podemos dizer com certeza que há uma grande análise para entender o que será uma tendência e as grandes editoras sempre saem na frente. Isso não quer dizer que você não possa aproveitar esses temas para vender seu próprio peixe, certo?
Aproveitando o romance picante
Atualmente, alguns frutos estão sendo colhidos no retorno dos “romances picantes” de primeira classe, que voltou à tona com “Cinquenta Tons de Cinza”. O gênero que há poucos anos ficava um pouco excluído das principais prateleiras das livrarias, vive dias de glória para quem quer explorar a área.
Lidando com modas passageiras
O tipo de livro mais vendido do Brasil em 2015, por exemplo, nem mesmo possuía palavras, apenas gravuras para colorir. Se você pensa em investir na área ou em outras modas literárias, é importante avaliar os riscos de fazer isso sem saber por quanto tempo a tendência irá durar.
É importante ressaltar que, se estamos entrando em uma tendência, ela costuma durar um bom tempo em nosso país. Isso porque não somos ávidos leitores. Um bom livro costuma ficar meses entre os mais vendidos do país e isso pode te ajudar a dar os primeiros passos.
Identificando nichos
Uma forma interessante de saber quais temas chamam a atenção, é encontrar nichos de leitores. Talvez isso não torne seu livro o mais vendido do ano, mas um bom trabalho pode garantir que você sempre tenha boas vendas com aquele público cativos, e fazer de você uma referência na área.
O público Nerd
Uma explosão relativamente recente na literatura brasileira foi o público nerd. Embora este público e os escritores para ele existam há muito tempo, o aumento de vendas ocorreu na última década, e envolve desde livros baseados em clássicos da cultura, até grande épicos com universos criados exclusivamente para as obras – tudo isso com escritores brasileiros e ótimas vendas, incentivados especialmente pela internet.
Os quadrinhos nacionais
Se você tem o sonho de publicar quadrinhos, o mercado brasileiro também vive um momento ímpar. Não se trata do antigo gibi, mas de quadrinhos autênticos e muito bem avaliados no Brasil e no exterior. Este mercado, especificamente, abre espaço para desenhistas, roteiristas, diagramadores e uma série de habilidades que não precisam ser feitas por apenas uma pessoa.
Os novos interesses nacionais
Alguns interesses surgiram de forma claramente mais intensa no Brasil nos últimos anos. Entre eles, o maior destaque vai, certamente, para a política. Se você entende e se interessa pela área, é possível que já tenha observado diversas vezes livros sobre política brasileira entre os mais vendidos do dia ou da semana em lojas virtuais.
Para essa área, há diversas abordagens, e você pode ser coerente com suas crenças, pois há público para qualquer extremo da política, assim como há público que busca entender de forma menos sensacionalista sobre a política. A área pode ser uma boa opção para aqueles que entendam do assunto e queiram disseminar conhecimento tanto para leigos quanto para pessoas da área, em obras mais técnicas.
Independente de qual seu gênero ou estilo de escrita, há um mercado para você no Brasil. O importante é contar com uma equipe especializada que te ajudará a divulgar seu livro, comercializá-lo e o mais importante: realizar seu sonho!