A impressão em cor

Na área gráfica, para a impressão de livros, se usa sempre cor para a impressão das capas, este é o padrão, mas tem quem quer fazer a sua capa em uma (1) cor específica, mas é raro, e obedece a um projeto gráfico às vezes sofisticado ao invés de simples. Mas, todo mundo quer que a capa seja colorida, é a vitrine da sua obra.

No caso da impressão em cor do miolo (páginas do livro) é muito importante ficar atento porque podem ocorrer resultados indesejáveis que não são erros nem falhas mas que pode não ser o que você esperava.

Vamos descrever bem esse processo aqui neste texto. Para pequenas tiragens, para o miolo, temos dois tipos de máquinas de impressão: as grandes máquinas rotativas Índigo da HP, e as impressoras Laser. Estas máquinas podem dar resultados diferentes, dependendo do tipo do papel em que serão impressas: o papel chamado na nossa área gráfica de Offset (o mesmo que o Sulfite) e o papel Couchê que em francês significa “camada” (o mesmo das revistas de moda, por exemplo).

O papel Offset é poroso por conta disso ele absorve a tinta deixando a impressão opaca ou sem brilho. O resultado é perfeito para desenhos, tabelas, e na reprodução das fotos, elas ficam com boa resolução, mas opacas.

E o papel Couché nada mais é que um papel Offset recoberto com um revestimento composto por carbono de cálcio, caulin, látex, entre outros aditivos, com a finalidade de proteger as fibras e deixa-lo mais liso e absorvendo menos tinta. Com isso, a tinta que fica na superfície e é mais brilhante, tornando os impressos mais vistosos. O tempo de secagem do Couchê é bem maior que o do papel Offset, mas isso não é problema, este tempo a mais já estará previsto no planejamento da produção.

No sistema digital, para pequenas tiragens, até 500, 600 exemplares, a impressão na Índigo Rotativa da HP (parece e tem o tamanho de uma turbina de avião) tem um preço muito menor que na máquina Laser. A Índigo por ser rotativa é muito mais rápida que a impressão à Laser, por isso tem um custo menor que o custo das máquinas a Laser. Além do que o toner Laser tem um custo maior mesmo.

No sistema de impressão em máquinas Offset de grande porte, o que vai pesar no orçamento é o papel e não a tinta. O papel Couchê, como descrito do acima, tem maior custo.

No caso da impressão em máquinas offset, o resultado da impressão obedece ao descrito no terceiro parágrafo que se refere a impressão em máquina digital: o papel poroso Offset ou o papel Pólen que também é poroso irão absorver uma quantidade de tinta e por isso a impressão não terá brilho. Não é um erro ou uma falha, você terá aqui um tipo de impressão.

Existe uma exceção na impressão digital: você terá um outro resultado no papel Offset se imprimir na impressora Laser porque o Laser é toner, é pó e o papel Offset que é poroso não poderá absorver a tinta.

Quando for imprimir um livro sempre recomenda-se pedir uma prova em papel ou aceitar a prova oferecida, mesmo que esta prova possa demorar alguns dias para ficar pronta e para você receber, é recomendável para conferir as suas expectativas: a visão do monitor é diferente até de monitor para monitor imagina do monitor para o papel. Quando se trata de um livro que tenha só texto não se faz necessário pedir prova, mas se pedir faremos e enviaremos para você..

40 servico de venda de livros
A PoloPrinter trabalha com livros faz 30 anos. Nesse tempo todo desenvolvemos conhecimento de tudo relacionado ao livro e um dos aspectos é a comercialização. A nossa livraria online (livrariapolobooks.com.br) é muito bem montada, com galpão para estoque dos livros com uma agência de Correio integrada, para facilitar o despacho. Temos contrato com a ECT o que nos permite oferecer taxas de postagens mais baixas. E vendemos para todo o Brasil e para o exterior. Tem contrato para assinar para garantir o nosso compromisso, tudo dentro da legalidade e pagamento de impostos e ganhos com relatórios mensais. Transparência em tudo o que fazemos.
 
Para venda de livros trabalhamos em duas modalidades:
Por estoque
Por impressão só após a compra do exemplar pelo cliente.
 
Por estoque
O autor/editora investe na impressão dos livros na quantidade que desejar ou traz os livros impressos e prontos para serem vendidos por nós. O autor/editora combina a quantidade de livros que deseja deixar estocado na Polo para venda.
Condições comerciais a partir do preço de venda definido pelo autor e pela Polo.
50% para o cliente
15% estoque, manuseio, embalagem, impressão, etiqueta e Nota Fiscal.
35% de ganhos para a livraria.
 
Impressão umAum

No sistema umAum, o autor/editor não precisa fazer nenhum investimento no seu livro porque o livro será somente impresso quando efetivamente for vendido na Livraria Polobooks.

Quando ocorre a venda desse livro o sistema envia um sinal codificado para a fábrica, tudo integrado automaticamente. A fábrica recebe o código que é uma ordem de imprimir o seu livro que é produzido em dois dias, na mesma esteira segue para a expedição que recebe o seu livro, embala, etiqueta de entrega, é anexada a Nota Fiscal e segue para o endereço de quem comprou, que recebe o livro no prazo de entrega dos Correios que ele escolheu na hora da compra: SEDEX, PAC ou Impresso módico.

Neste sistema do umAum os ganhos do autor giram em torno de 30%, e dependem diretamente do preço de venda do livro em questão. Quanto mais alto o preço de venda maior sera o lucro do autor.

 

Abaixo um exemplo de ganhos para um livro Padrão, 14 x 21 cm, com orelhas, capa em papel Supremo 250 gr., laminação brilho na capa, miolo em Offset 75 gr. impresso em tinta preta 1 x 1 cor. onde se vê que o ganho do autor é de 30% sem investir nenhum centavo na produção.

 

Produzimos e publicamos livros técnicos de diversas áreas temáticas. Além da edição impressa em papel, a PoloPrinter divulga e comercializa nacionalmente os títulos do seu catálogo, por meio de sua livraria online PoloBooks e também distribui os livros para livrarias reconhecidas. Primamos pela excelência em publicação de livros técnicos, livros científicos, teses, dissertações, ensaios, de autoria coletiva ou individual. Realizamos divulgação constante pelos canais de mídia do Grupo Polo e de sua Assessoria de Imprensa e comercialização nacional.

A edição completa inclui revisão ortográfica e gramatical (nova ortografia), projeto gráfico, criação de capa, ISBN e Ficha catalográfica. As teses e dissertações serão adequadas, pela equipe da PoloPrinter, para formato e estrutura de livro. Os textos de capa, orelha e prefácio não precisam ser enviados para avaliação, mas entregues durante o processo de edição do livro.

Peça orçamento