Antes de mais nada: todos começamos de algum lugar.
Então você quer ser um escritor, não é mesmo? Antes de começar a explorar todo seu potencial, existe um fato importante que você necessita saber: todos já foram iniciantes um dia. De Clarice Lispector até Carlos Drummond de Andrade, todos os autores e autoras já tiveram seu momento de aspirante. Aquela ansiedade sobre qual conteúdo escrever, sobre a que público agradar ou até mesmo aquele medo de “será que alguém vai apreciar minha obra?”, são comuns a todos. É por isso que a PoloPrinter vai contar algumas dicas de como tornar-se um escritor e mostrar como você pode chegar lá.
Aspirante, eu?
Talvez o ponto de partida seja entender que, na prática, não existem escritores aspirantes. Ou você é um escritor ou não é. Isso significa que o que separa um escritor de um “não escritor” é o fato de o primeiro realmente escrever algo. Portanto, você precisa começar a se expressar de forma textual e colocar “a mão na massa”. Esse é o ponto crítico que você deve superar.
Não tenha medo de escrever! Ninguém nasceu com a prosa de Shakespeare, nem o próprio Shakespeare! É através de treino, leitura e escolha de palavras que você descobre seu estilo e se torna o autor que sempre quis ser. Continue trabalhando nisso e escrevendo, sempre seguindo as dicas dos mestres da literatura e de bons leitores críticos!
De aprendiz a mestre: como chegar lá
Uma vez que você começa a escrever, é preciso aprimorar muitas coisas. Seu estilo de escrita, a qualidade do seu conteúdo e as palavras que você escolhe são exemplos. Todos os grandes autores passaram anos escrevendo, refinando os detalhes, definindo seu estilo e as características que os fizeram conhecidos. Uma dica da PoloPrinter é que você escolha seus pareceristas, ou seja, pessoas nas quais você confia para lerem seu conteúdo e ajudar o aprimoramento da sua publicação, através do que chamamos de “visão externa”. Inclusive, se você já tem algum livro que pretende publicar, consulte nosso atendimento experiente e especializado. Nossa equipe pode te ajudar avaliando seus manuscritos, dando dicas, fazendo leituras críticas e até roteiros para suas publicações!
O que os profissionais fazem?
Eles leem muito. Essa é a regra de ouro! Dificilmente você verá grandes autores afirmarem que leem pouco. Somente através da leitura crítica e atenciosa você poderá compreender mensagens e a identificar estilos, e mais: entender o que poderá agregar valor à sua forma de escrever e a gerar novas formas de se expressar textualmente. Além disso, uma ótima dica é conhecer seu idioma e praticar a escrita. A prática leva à perfeição, principalmente aliada a um bom vocabulário e a uma boa ortografia.
Depois?
Depois de entender a diferença de um escritor aspirante e um profissional, quais são os próximos passos? Como mencionamos, a PoloPrinter pode te ajudar caso você possua uma ideia ou texto já formulado. Agora você já sabe que:
Precisa ler muito para entender novas ideias, identificar estilos e aprimorar seu senso crítico.
Praticar bastante, afinal, todos os mestres da literatura tornaram-se referência após escreverem e publicarem várias obras e, por fim;
Buscar outras perspectivas sobre seu texto, de forma a aperfeiçoar sua obra, independentemente do gênero que for.
Entre em contato com nossa equipe. Ficaremos felizes em assessorar você e sua obra. Se preferir, já peça o seu orçamento conosco.