A impressão em cor

Na área gráfica, para a impressão de livros, se usa sempre cor para a impressão das capas, este é o padrão, mas tem quem quer fazer a sua capa em uma (1) cor específica, mas é raro, e obedece a um projeto gráfico às vezes sofisticado ao invés de simples. Mas, todo mundo quer que a capa seja colorida, é a vitrine da sua obra.

No caso da impressão em cor do miolo (páginas do livro) é muito importante ficar atento porque podem ocorrer resultados indesejáveis que não são erros nem falhas mas que pode não ser o que você esperava.

Vamos descrever bem esse processo aqui neste texto. Para pequenas tiragens, para o miolo, temos dois tipos de máquinas de impressão: as grandes máquinas rotativas Índigo da HP, e as impressoras Laser. Estas máquinas podem dar resultados diferentes, dependendo do tipo do papel em que serão impressas: o papel chamado na nossa área gráfica de Offset (o mesmo que o Sulfite) e o papel Couchê que em francês significa “camada” (o mesmo das revistas de moda, por exemplo).

O papel Offset é poroso por conta disso ele absorve a tinta deixando a impressão opaca ou sem brilho. O resultado é perfeito para desenhos, tabelas, e na reprodução das fotos, elas ficam com boa resolução, mas opacas.

E o papel Couché nada mais é que um papel Offset recoberto com um revestimento composto por carbono de cálcio, caulin, látex, entre outros aditivos, com a finalidade de proteger as fibras e deixa-lo mais liso e absorvendo menos tinta. Com isso, a tinta que fica na superfície e é mais brilhante, tornando os impressos mais vistosos. O tempo de secagem do Couchê é bem maior que o do papel Offset, mas isso não é problema, este tempo a mais já estará previsto no planejamento da produção.

No sistema digital, para pequenas tiragens, até 500, 600 exemplares, a impressão na Índigo Rotativa da HP (parece e tem o tamanho de uma turbina de avião) tem um preço muito menor que na máquina Laser. A Índigo por ser rotativa é muito mais rápida que a impressão à Laser, por isso tem um custo menor que o custo das máquinas a Laser. Além do que o toner Laser tem um custo maior mesmo.

No sistema de impressão em máquinas Offset de grande porte, o que vai pesar no orçamento é o papel e não a tinta. O papel Couchê, como descrito do acima, tem maior custo.

No caso da impressão em máquinas offset, o resultado da impressão obedece ao descrito no terceiro parágrafo que se refere a impressão em máquina digital: o papel poroso Offset ou o papel Pólen que também é poroso irão absorver uma quantidade de tinta e por isso a impressão não terá brilho. Não é um erro ou uma falha, você terá aqui um tipo de impressão.

Existe uma exceção na impressão digital: você terá um outro resultado no papel Offset se imprimir na impressora Laser porque o Laser é toner, é pó e o papel Offset que é poroso não poderá absorver a tinta.

Quando for imprimir um livro sempre recomenda-se pedir uma prova em papel ou aceitar a prova oferecida, mesmo que esta prova possa demorar alguns dias para ficar pronta e para você receber, é recomendável para conferir as suas expectativas: a visão do monitor é diferente até de monitor para monitor imagina do monitor para o papel. Quando se trata de um livro que tenha só texto não se faz necessário pedir prova, mas se pedir faremos e enviaremos para você..


Clientes que confiam na PoloPrinter

USP
UNICAMP
PUCSP
UFSCAR
Unifran
Unifesp
Insper
FIA
feusP
fea-usp
IC
Adolf Lutz
SESI
SENAI
SENAC
TUSP