Quais os temas que atualmente mais chamam a atenção dos leitores?

Pesquisar sobre quais os temas mais populares entre os leitores é algo que todo autor deve fazer para entender bem o seu meio. Não quer dizer que você precise escrever sobre eles, mas dá uma boa ideia sobre as tendências do mercado.

Uma boa dica é explorar quais são as possibilidades de cada tendência e imaginar o que mais chama a atenção dos leitores. Confira algumas dicas que o Poloprinter analisou sobre os temas que devem estar em alta nos próximos tempos.

Aproveitando o sucesso

Os sucessos recentes dão uma boa dica do que as pessoas procuraram há pouco tempo, mas é importante ter cuidado com a perpetuação dessa tendência: escrever um livro leva tempo, e talvez a tendência já tenha passado quando você terminar um obra sobre aquilo.

Aproveitando o romance picante

Atualmente, alguns frutos estão sendo colhidos no retorno dos “romances picantes” de primeira classe, que voltou à tona com “Cinquenta Tons de Cinza”. O gênero que há poucos anos ficava um pouco excluído das principais prateleiras das livrarias, vive dias de glória para quem quer explorar a área.

Lidando com modas passageiras

O tipo de livro mais vendido do Brasil em 2015, por exemplo, nem mesmo possuía palavras, apenas gravuras para colorir. Se você pensa em investir na área ou em outras modas literárias, é importante avaliar os riscos de fazer isso sem saber por quanto tempo a tendência irá durar.

Identificando nichos

Uma forma interessante de saber quais temas chamam a atenção, é encontrar nichos de leitores. Talvez isso não torne seu livro o mais vendido do ano, mas um bom trabalho pode garantir que você sempre tenha boas vendas com aquele público cativos, e fazer de você uma referência na área.

O público nerd

Uma explosão relativamente recente na literatura brasileira foi o público nerd. Embora este público e os escritores para ele existam há muito tempo, o aumento de vendas ocorreu na última década, e envolve desde livros baseados em clássicos da cultura, até grande épicos com universos criados exclusivamente para as obras – tudo isso com escritores brasileiros e ótimas vendas, incentivados especialmente pela internet.

Os quadrinhos nacionais

Se você tem o sonho de publicar quadrinhos, o mercado brasileiro também vive um momento ímpar. Não se trata do antigo gibi, mas de quadrinhos autênticos e muito bem avaliados no Brasil e no exterior. Este mercado, especificamente, abre espaço para desenhistas, roteiristas, diagramadores e uma série de habilidades que não precisam ser feitas por apenas uma pessoa.

Os novos interesses nacionais

Alguns interesses surgiram de forma claramente mais intensa no Brasil nos últimos anos. Entre eles, o maior destaque vai, certamente, para a política. Se você entende e se interessa pela área, é possível que já tenha observado diversas vezes livros sobre política brasileira entre os mais vendidos do dia ou da semana em lojas virtuais.

Para essa área, há diversas abordagens, e você pode ser coerente com suas crenças, pois há público para qualquer extremo da política, assim como há público que busca entender de forma menos sensacionalista sobre a política. A área pode ser uma boa opção para aqueles que entendam do assunto e queiram disseminar conhecimento tanto para leigos quanto para pessoas da área, em obras mais técnicas.

 

 

Clientes que confiam na PoloPrinter

USP
UNICAMP
PUCSP
UFSCAR
Unifran
Unifesp
Insper
FIA
feusP
fea-usp
IC
Adolf Lutz
SESI
SENAI
SENAC
TUSP