Como é o trabalho de um revisor?

O revisor de texto examina a obra com respeito à individualidade dos clientes, reconhecendo a relevância de cada produção para seu autor. A importância do revisor e sua função são indescritíveis. O revisor - profissional graduado em Letras ou em Jornalismo -, muitas vezes, tem de fazer mais do que retificar palavras; ele torna o texto atraente, melhora as construções textuais, dá destaque às palavras, reforça uma mensagem, traz clareza, garante a coerência discursiva.

A revisão de textos restringiu-se por muito tempo à correção ortográfica e gramatical e foi incorporada ao processo editorial, espaço em que esse profissional exerce boa parte de sua função. Mas o processo de revisão de texto vai além da correção gramatical, que a maioria das pessoas pensa. Esse trabalho envolve um processo muito mais elaborado para garantir a qualidade de um texto. A revisão de texto não visa alterar a estrutura e ideia original do texto, pois um bom revisor de texto profissional respeita o estilo de quem elaborou o texto, seja o mesmo um livro, um trabalho acadêmico, um projeto, um folder ou um manual.

O que é uma revisão técnica?

O trabalho do revisor abrange a análise da linguagem, percebendo se ela está adequada ao objetivo e à mensagem do autor. O revisor de texto busca, além dos aspectos gramaticais e estilísticos, melhorar a organização e a exposição das ideias.

Uma boa revisão de texto começa por um bom revisor, e são poucas as pessoas capazes de realizar uma revisão profissional, ou seja, garantir que um documento escrito esteja claro nem sempre é óbvio. Muitas vezes, as ideias são boas, mas aparecem mal formuladas. É aí que entra o revisor de texto, para garantir a clareza das ideias expostas.

Muitas pessoas têm boas ideias, mas dificuldades para transmiti-las para o papel, e o revisor de texto auxilia nesse processo de melhorar essa exposição dessas ideias, dando mais qualidade ao texto, tornando-o de fácil entendimento. Um texto bem escrito transmite credibilidade a quem o lê e promove a veiculação de informações claras, coerentes e redigidas de acordo com a norma culta da língua.

O trabalho do revisor

A função deste profissional é garantir a coerência na construção de um documento, através de sugestões de acordo com o conteúdo do que foi escrito. O revisor de texto profissional deve levar em conta a correção ortográfica e a coerência, mas jamais modificar as características, a maneira de expressar-se de um autor. Além da correta escrita das palavras e da boa estruturação textual, deve-se ponderar o contexto de quem escreveu, o conteúdo escrito e a quem se dirige o texto. O revisor não é somente um leitor, ele é um leitor com experiência de leitura e representa todos os potenciais leitores do texto que revisa. De certa forma, o revisor traz o leitor para o processo de produção do texto, pois, estabelecida a comunidade interpretativa, o revisor passa a representá-la e a sugerir alterações no texto que sejam mais adequadas ao público-alvo.

O emprego das regras da Nova Ortografia e das normas da ABNT (estas, quando necessárias) são mais instrumentos de que se deve dispor nos trabalhos. A língua portuguesa produz textos de beleza ímpar. É preciso que a usemos a nosso favor.

A revisão de textos e o diálogo com o autor

Por mais exímio que o escritor seja, durante o processo da escrita, vários pontos podem passar despercebidos e acabam afetando a qualidade do trabalho. O leitor pode ter uma primeira impressão não muito boa se lhe for apresentado um texto confuso, com erros gramaticais ou ortográficos, evidenciando uma falta de cuidados ao divulgar informações e desatenção aos detalhes.

A pressa em escrever ou a necessidade de agilizar a transmissão das informações levam, possivelmente, a esse caos linguístico. Uma vírgula deslocada, por exemplo, gera ambiguidade ou altera um significado. A necessidade de produção, muitas vezes, acaba se colocando acima de outros atributos tão ou mais importantes, entre os quais a qualidade.

Um dos pontos mais importantes para garantir a qualidade é ter percepção para o que é importante e o que não é no que foi escrito. É necessário saber fazer cortes, reordenando as ideias e para que isso seja feito sem perder a qualidade, é importante que o texto passe pelo processo de revisão.

 

Elementos importantes da revisão

Coesão e coerência distinguem-se?

Os fatores de coesão referem-se à estruturação da sequência superficial do texto, enquanto os de coerência, ao processo do texto, permitindo uma análise mais profunda do mesmo. Deste modo, o texto é produzido com um objetivo principal para um leitor/alocutário em uma determinada situação.

Como analisar a coesão?

Percebemos coesão no modo como os componentes do texto conectam-se em uma relação de dependência para a formação de urna sequência linear. Em outras palavras, a coesão diz respeito aos processos de sequencialização que asseguram urna ligação linguística entre os elementos textuais.

Os mecanismos de coesão introduzem os argumentos e organizam sua retomada na sequência do texto. Para se obter a coesão, é importante a escolha de conectivo adequado para expressar as diversas relações semânticas (de significados), o mesmo conectivo pode expressar relações semânticas diferentes, pois é preciso saber reconhecê-las.

Uma breve noção de coerência

A coerência de um texto é facilmente deduzida por um falante de uma língua, quando não se encontra nenhum sentido lógico entre as proposições de um enunciado oral ou escrito. É a competência linguística, tomada em sentido amplo, que permite a esse falante reconhecer de imediato a coerência de um discurso. A competência linguística combina-se com a competência textual para possibilitar certas operações simples ou complexas da escrita literária ou não literária: um resumo, uma paráfrase, uma dissertação a partir de um tema dado, um comentário a um texto literário, etc.

O sistema linguístico está organizado em três níveis: O semântico, o léxico – gramatical, e o fonológico – ortográfico. Os significados estão codificados como formas e realizadas como expressões, porém a coesão é obtida através da gramática e parcialmente através do léxico.   


Clientes que confiam na PoloPrinter

USP
UNICAMP
PUCSP
UFSCAR
Unifran
Unifesp
Insper
FIA
feusP
fea-usp
IC
Adolf Lutz
SESI
SENAI
SENAC
TUSP