Livro capa dura

Um livro capa dura é um trabalho especial, usado para apresentar em papel imagens de obras de arte, de coleção de fotografias, quando apresentam mapas são chamados de atlas, livros ilustrados, livros de gravuras. Muitas vezes, um romance pode ter uma versão em capa dura ou ser concebido originalmente para ser encadernado em capa dura.

O que caracteriza um livro de capa dura?

É um conjunto de características, entretanto, a mais notória é o tipo de material que é utilizado para fazer a capa, é um papel muito grosso que se chama papel Paraná.

O que é o papel Paraná?

O cartão Paraná e um papelão de alta gramatura e rigidez, fabricado a partir da madeira de pinho e água, em processos industriais ou artesanalmente. É produzido a partir de fibras virgens, geralmente, em várias camadas e sua cor escura é consequência dos materiais empregados em sua fabricação.  Sua gramatura pode variar de 277 g/m² a 1.000 g/m².

Como que é feita a capa?

O papelão não leva impressão direta na sua superfície. Primeiro, a impressão é feita em uma folha de papel Couchê de 115 g/m², e depois, esta folha é empastada com cola branca sobre a superfície do papelão de uma forma que fique perfeitamente lisa sobre o papelão.

O que é empastamento?

Este processo pode ser manual ou mecanizado. No caso do processo manual, imprimem-se os dois lados da superfície do papel Couchê, de um lado aplica-se a arte da capa do livro e do outro um gabarito (desenho de um molde), o qual orienta a colagem dos pedaços do papel Paraná, à espera do miolo do livro.

E o miolo?

Ao miolo com as folhas costuradas aplica-se uma tela que serve de base para a colagem na capa dura. Este processo utiliza uma folha auxiliar chamada de “Guarda”, composta de um papel mais resistente que o papel do miolo que vai unir o miolo à capa.

Estes são alguns dos processos de confecção de um livro capa dura. Uma descrição mais detalhada será dada com o acréscimo de mais textos neste espaço.

Gostaríamos de concluir com o elogio a este tipo de livro, que ao nosso ver representa o máximo do luxo em termos de livro. Tão luxuoso que este pode ser encadernado em outros materiais nobres como couro, levar aplicações de dourado ou prateado, aplicação de relevo e outras técnicas gráficas.


Clientes que confiam na PoloPrinter

USP
UNICAMP
PUCSP
UFSCAR
Unifran
Unifesp
Insper
FIA
feusP
fea-usp
IC
Adolf Lutz
SESI
SENAI
SENAC
TUSP