Cinco motivos para publicar através de uma editora

Uma discussão comum entre escritores, pesquisadores e aspirantes a uma carreira literária é a forma de publicação: utilizar o serviço de uma editora e abrir mão de parte do faturamento, ou utilizar uma gráfica e assumir todo o processo necessário além da impressão, mantendo uma parcela maior do montante arrecadado com as vendas?

A verdade é que cada modalidade tem suas vantagens, mas o serviço prestado por uma editora oferece diversos benefícios que um escritor dificilmente conseguirá alcançar sem uma grande quantia de investimento.

Confira os cinco principais motivos para publicar sua obra através de uma editora:

Revisão e formatação

Se você tem paixão por escrever, deve sentir-se bastante seguro em relação à sua gramática (e, muito provavelmente, ela realmente é ótima), e pensar que a revisão pode não ser tão necessária para sua obra. No entanto, a revisão não trata apenas de um português correto, mas de uma série de escolhas sobre a adaptação do texto para o público ao qual ele se destina.

Além disso, uma editora de qualidade faz uma análise estratégica da fonte a ser utilizada e suas características, dando uma atenção especial à experiência de leitura, além do conteúdo em si.

A capa que seu livro merece

Quem já publicou um livro, certamente sabe o quão simbólico e importante é o momento de escolha da capa de sua obra. Uma editora pode fazer uma seleção com profissionais conhecidos, com estilo que combine com sua obra, sem depender da contratação às escuras às quais muitos escritores acabam precisando recorrer quando publicam de forma independente.

Impressão e material de qualidade

Em uma editora, a qualidade da impressão e do material utilizado carregam consigo a reputação da empresa, e são pensados especificamente para sua obra, unindo decisões que culminam em um livro da melhor qualidade possível, sem que ele perca seu potencial mercadológico.

Este tipo de escolha é resultado de anos de experiência, que apenas uma empresa que tenha trabalhado com inúmeros títulos é capaz de realizar com eficiência.

Publicidade

Fazer uma campanha de marketing, especialmente no meio editorial, não é uma tarefa fácil: envolve a disponibilização de um volume de capital alto e um nível razoável de conhecimento em técnicas de segmentação e comunicação com um público-alvo.

É verdade que bons autores geralmente comunicam-se muito bem com seu público em suas obras, mas isso não costuma ser garantia de que conseguirá comunicar-se de forma comercial, para viabilizar o sucesso de sua obra.

Distribuição

Embora todos os motivos sejam relevantes, a distribuição é um dos pontos que mais evidencia as vantagens de uma editora. É possível, embora raro, que um autor possua todas as habilidades e recursos necessários para dar qualidade absolutamente profissional para sua obra, mas a distribuição depende de uma rede de contatos e vivência de mercado que apenas quem trabalha no meio editorial possui.

A PoloPrinter

A PoloPrinter reúne todas as características necessárias em uma editora de qualidade, somadas às vantagens de um trabalho menos corporativo. Isto quer dizer mais atenção no processo de revisão, impressão e marketing de sua obra somados a uma maior participação do autor nos resultados de venda.

É o melhor: somos uma editora e uma gráfica em mesmo local. Confira mais detalhes sobre o serviço da PoloPrinter aqui no site.

 

 

Clientes que confiam na PoloPrinter

USP
UNICAMP
PUCSP
UFSCAR
Unifran
Unifesp
Insper
FIA
feusP
fea-usp
IC
Adolf Lutz
SESI
SENAI
SENAC
TUSP